Poetisa & Literária: [DICA] Criatividade + Disposição: Deixe a estante de livros com a sua cara!

Quem nunca deu olhada uma olhada rápida na sua estante e pensou “Hm… Isso aqui está mesmo precisando de um UP“? Acontece quase sempre comigo. Essa semana estive pesquisando bastante sobre decoração, e formas de reutilizar coisas que muitas vezes a gente mal usa e joga fora. Vocês nem imaginam o quanto dá pra fazer com isso! É só unir a criatividade + disposição!

Esse é um post beeeem diferente dos que normalmente faço aqui, mas não foge de alguma forma do assunto geral: livros. Vou compartilhar dicas muito bacanas de alguns sites que conheci recentemente: eles mostram vários objetos que ficam lindos na estante junto à livros, e como a organização dos próprios podem ser das mais diversas! Citarei cada fonte no final da postagem. Espero que inspirem um pouco vocês ❤

Vamos lá?

1.  Misture!

arrumação-com-livros

As vezes a estante mal consegue respirar de tão abarrotada de livros que está! Sei que o desejo de todo leitor é que caiba tudo ali, bonitinho e arrumadinho. Mas dar um espaço entre os livros é de extrema importância! Impede que se acumule fungos nas páginas e a ventilação circule bem melhor entre elas. Ok, Paula. Já entendi. Mas o que eu faço com os que eu não consigo encaixar de jeito algum na minha estante? Simples: Decore sua casa com eles! Como mostra a foto acima, muitas vezes só basta dar um toque à mais no cômodo e uns bons livros se encaixam perfeitamente. É possível misturá-los com outros objetos como vasinhos ou flores, colocá-los sobre bandejas ou até amarrá-los com laço de fita caso sua decoração tenha um toque romântico.

Para continuar a ler as dicas, basta clicar no Continue Lendo!

2. CRIE!

libreria_2

Essa é uma ideia que já está sendo bastante usada por aí! A chamada “Prateleira invisível” dá um toque curioso e decorativo à sua parede, unindo o útil ao agradável: Livros e praticidade! Até parece que eles estão “flutuando”.  Lembrando: É usado para maneira decorativa, na maioria das vezes, então sim: dá um na preparação da prateleira. Os livros ficam presos à um apoio de metal que pode ser facilmente anexado à parede sem causar nenhum estrago nela.

3. Reutilize!

caixa14-1

Essa é uma ideia fantástica que já tenho acompanhado há alguns meses. Não sou muita boa em mexer com móveis, mas com um tutorial aqui e outro ali, sei que dá pra se orgulhar de um resultado impressionante. Até caixotes de madeira a gente consegue reutilizar e transformar numa prateleira linda dependendo da forma como você personalizar. Eles são super versáteis e você pode pintar de branco, forrar com tecido, envernizar ou deixar do jeitinho que chegou às suas mãos. Esse de rodinhas é um pouquinho mais complicado e talvez você precise uma “mão extra”. Mas consegui um tutorial bem bacana que ensina a fazer os caixotes que ficam anexados à parede, ou seja: verdadeiras prateleiras!

4. Inspire-se!

violo-folk-estante-prateleira-util-decorativo-resistente-2453-MLB4796088457_0823-F (1)

Sabe aquele instrumento velho e jogado lá em cima do guarda roupa, ocupando espaço quando você não sabe o que fazer com ele? Ok. Confesso que eu jamais faria isso. Sou uma amante do violão e amo o que eu tenho, mesmo sendo bem gastadinho. ❤ Mas eu conheço muita gente que comprou o instrumento sem pensar, ou porque estava em “alta” e já nem olha mais para ele. Leitores, ta aí uma forma ótima de se reutilizar sem precisa jogar nada fora! Na minha opinião, na foto, as prateleiras e objetos ficaram super bem organizados e bonitos, fora que dá pra personalizar da forma que quiser. Pinturas, adesivos, também ficam muito bem aí. Tudo que deixe o objeto em si com a sua cara.

5. Invente!

collage

“Os  designers Gustav Johannsson e Agusta Magnusdottir criaram uma prateleira muito bonita e prática que além de guardar e expor seus livros, também marca a página em que você parou de ler.” Achei a ideia super diferente e não tinha visto nada igual até agora. Fica bonito sim em uma parede, e é uma forma bem diferente de se “guardar” livros, maaaas… Não sei se faria. Sou tão ciumenta e cuidadosa com eles, que uma decoração dessas seria uma faca no coração pra mim. hahahaha.

E essas foram as 5 inspirações que eu trouxe hoje! Espero que tenha despertado aquela criatividade em você e a vontade de reutilizar algo que estava prestes a jogar fora. Lembrem-se tudo pode ser usado de novo!

Quanto à estantes, se você não quis seguir nenhuma dessas dicas e personalizar dessa forma, lembre-se que objetos na estante dão um toque muito bonito também, dependendo do tamanho dela e do espaçamentos dos seus livros. Tente não deixar nada lotado, e até feio visualmente. Serve vasinhos como foram citados lá em cima, porta retratos, objetos de valor. Mas nada muito carregado. Não dá pra colocar uma caixa de sapato lá e dizer que tá bonito. :p

O que acharam? O que fariam? Têm outras dicas que possam ajudar? Comentem!


Links:

http://cataventodeideias.com/2012/04/dicas-aprenda-a-fazer-uma-estante-invisivel/

http://uhull.virgula.uol.com.br/10/22/33-estantes-criativas-feitas-especialmente-para-livros/

http://www.aleitora.com.br/2011/05/decoracao-estantesprateleiras-de-livros/

http://achadosdedecoracao.blogspot.com.br/2013/03/enfeites-para-estantes-como-decorar-e-o.html

21 comentários sobre “Poetisa & Literária: [DICA] Criatividade + Disposição: Deixe a estante de livros com a sua cara!

  1. Oi Paula!
    Agora é a minha vez de passear pelo seu blog!
    Nem preciso dizer o quanto ele é fofo e organizado! E também muito aconchegante. Me deu vontade de pegar um café bem quente e passar um tempão passeando por aqui! hahaha adorei!
    ADOREI essas dicas de decoração! Eu, como boa leitora, adoro a minha estante, mas sei que ela poderia ser melhor, até porque já estou com prateleiras lotadas, então preciso de algumas ideias para dar uma renovada no visual dela.
    Gostei muito da caixinha de madeira! Vou ver se faço uma dessas pra colocar no meu quarto ❤

    Adorei seu blog! Vou passar mais vezes por aqui!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Naiade! 😀
      Ô, fico super grata por ter gostado do meu cantinho literário e ter achado-o aconchegante. É totalmente isso que eu quero proporcionar para os leitores daqui. ❤
      Que bom que gostou das dicas! Hahahaha. As vezes cai tudo na mesmice não é? Fica sem cor, sem graça, a gente precisa mesmo de um toque para dar uma inspiraçãozinha a mais e vontade de pôr tudo em prática!
      A caixinha é uma ótima opção, já estou fazendo a minha! *-*
      Um beijo enoooooorme! Seja super bem-vinda ao P&L!
      Paula

      Curtido por 1 pessoa

  2. Quando vi seu post só lembrei de mim! Tenho a mania de arrumar meus livros e minhas canetas(paixão extra) todo fim de semana. Às vezes continuam iguais, eu só limpo e organizo, mas pelo menos uma vez no mês eu tenho que mudar a decoração! haha. Eu coloco aquelas latinhas decoradas, marcadores, mapas, desenhos dos meus irmãos e vou inventando! kkk. Gosto super do meu cantinho, e sempre que tenho a oportunidade dou uma diversificada geral! Adorei seu post e ele me encheu de ideias!! rsrs. Bjokas ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Anya, querida!
      Hahaha, imagino que você tenha se identificado mesmo. Paixão por canetas? *-* Super diferente. Cê deve ser daquelas que têm uma coleção enorme. ❤ Bom, não coleciono nada, MAS, sim: todo mês tenho que dar aquela velha "arrumada geral" na estante e no quarto. Faz até bem pra mim, depois de duas tardes seguidas dedicada à isso, poder dizer "Agora sim!". Deve ser um encanto teu cantinho, eu queria ser criativa para essas coisas também. Tem gente que mistura tanto mas fica com um toque tão requintado e sabe… tão seu.
      Que bom que gostou das ideias, espero que tente e combine contigo! 😀
      Um beeeijo!
      Paula

      Curtir

    • Oi, Mary!
      Poxa, que chato! 😦 Hoje em dia não me imagino sem minha estante, estou até na fase de: Preciso de mais uma. Hahahaha. Mas bem, nem sempre tive esse acesso. Demorei muito para conseguir a minha preciosa ❤ Antes eu fazia um verdadeiro "arrumadinho" num móvel ao lado da minha cama, mas quando as compras aumentaram… Já que você guarda os livros no armário, cê tem que dar uma atençãozinha à mais para eles. O ar circulando entre os livros é muito importante, para não acumular os fungos que citei no post. Quando junta poeira, as páginas tem 90% de ficarem com manchas amareladas – nada que não dê para ser retirado com alguns cuidados – mas é sempre bom prevenir.
      Fico super feliz por ter te dado algumas ideias, era exatamente isso que eu tinha em mente! ❤
      Um beijo enorme e ótima semana!
      Paula

      Curtir

  3. Heey, Paula! ❤
    Adorei a ideia do post, sempre gosto de posts sobre decoração ou organização, ou ambos, hehe. Eu acho absolutamente LINDA a estante flutuante/invisível, acho que fica a coisa mais charmosa do mundo, mas não sei se daria certo no meu quarto, hehe. Uma amiga fez e ficou apaixonada, e agora está lutando para o pai dela deixar fazer mais algumas. Eu vi uma de uma estante "invertida", onde a estante fica de ponta cabeça e você fica se perguntando como diabos os livros não caem. A ideia era umas tiras de tecido ou elástico que seguravam os livros, mas de um jeito que o observador não percebia – um charme só. Eu realmente estou tentando achar um jeito legal de arrumar minha estante, mas com o móvel que tenho não consigo fazer nada 😦
    Amei o tema, espero que faça mais posts nesse estilo *-*
    Beijos e ótima semana :3

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • Heey, Liah! ❤
      Que bom que gostou do post! Foge um pouco do que normalmente tem por aqui, mas acho que é isso vou tentar fazer nos próximos dias. Só basta aquele Vento Milagroso da Inspiração, sabe? HAHAHAHAH
      A Prateleira Flutuante é realmente muito encanto! Fica com um toque bem diferente e curioso. Eu tenho certeza que se não conhecesse a técnica, passaria no mínimo 15 minutos olhando fixamente para tentar descobrir como é que os livros não caem. Sou meio lenta para essas coisas, sabe? HAHAHAHAHAHA. Eu já vi essa da estante invertida, ia até incluir no post mas achei a proposta bem parecida com a da Flutuante. É uma graça mesmo *-* Com criatividade a gente vai muito longe.
      Liah, eu passei quase um dia todo fuçando a internet para procurar essas dicas. Na maioria das vezes há apenas fotos ( com péssima qualidade ) mas sem nenhuma explicação. HAHAHAH. Achei meio complicado ter acesso a essas informações, e principalmente quando se trata de ideias legais MESMO. Vale a pena tentar numa tarde domingo, vai que cê encontra algo ideal? ❤
      Um beijo enooorme! Ótima semana.
      Paula

      Curtir

      • Poxa, o Vento Milagroso da Inspiração é uma raridade, é tipo eclipse solar, HASUIDHASUIDHAUISDHIAU.
        Nossa, nem fala! Provavelmente ficaria encarando também, sem saber se perguntava para alguém ou não o que era aquilo. Bruxaria? Harry Potter? O mesmo com essa estante invertida, aquela eu fiquei encarando um bom tempo antes de seguir pro tutorial e descobrir como funcionava, HASUIDHASUIDHSUIDHUIADHUIA.
        E sim, é realmente difícil achar a informação completa, as imagens vão se espalhando pra tudo quanto é canto e decaindo a qualidade, e aí você fica perdido até achar a coisa completa. E estou decidida a comprar uma estante nova, só preciso reformar meu quarto antes. E vou ficar basicamente na questão de colocar coisinhas bonitinhas para enfeitar as prateleiras, hehe.
        Um beijão pra ti, ótima semana pra ti também :3

        Curtir

    • Hey, Jéssica! 😀
      Também amei muito cada ideia! Super criativas não é? Com um jeitinho aqui e ali dá pra criar e reaproveitar tanta coisa. O 5º é um golpe pra qualquer leitor mesmo, hahaha. Tem que ter muita técnica para não danificar nada.
      Que bom que gostou! ❤
      Um beijo! ótima semana pra ti.
      Paula

      Curtir

  4. Oi Mirella! ♥
    Adorei o seu post, uma inspiração mais linda que a outra. Acredita que ainda não tenho uma estante? Pois é, os meus livros estão lá, pesando na escrivaninha do meu quarto. Não vejo a hora de arrumar um cantinho para eles. Essa prateleira invisível é linda! Mas realmente, dá uma dózinha de prender os livros na parede hahaha Esse violão ficou bonito demais! Do jeito que o meu está abandonado, vou acabar fazendo algo do tipo com ele hahaha Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Gabi! Bom vê-la por aqui de novo. 😀
      Fico feliz que tenha curtido e aproveitado as dicas! ❤
      NÃO, não acredito. Digo, sim. Acredito sim. Mas você deve ter uma quantidade eenoooorme de livros, como consegue deixar tudo na escrivaninha? 😦 Eu super te entendo, Gabi! Antes da minha estante, eu fazia um verdadeiro improviso de arrumação com os livros ao lado da minha cama. Dava pro gasto, mas eu não ficava nada feliz. Principalmente quando via fotos daquelas estantes imensas que pegam de uma parede à outra transbordando em grupos literários do Facebook. Dava um dó. Até que finalmente consegui a minha preciosa. ❤
      A Prateleira Invisível é uma graça mesmo *-* Super criativa.
      Espero que consiga sua estante o mais rápido possível, mas enquanto isso… Que tal dar um UP no violão? Não vai jogar fora ein? Hahahah.
      Um beijo, flor!
      Paula

      Curtir

    • Anaaaaaaa! Sua sumida! Não fique mais ausente da blogosfera. </3
      Sei super bem como é esse período de final de ano? Um sufoco né? O bom é o alivio quando chega em casa e sabe que não vai ter mais tensões assim por pelo menos um mês! Hahahaha
      Fico feliz que tenha curtido as dicas. As vezes dá uma enjoada sim, é super normal. Se fizer, me avisa ein? Quero muito ver o resultado 😉
      Por nada, flor! *-* Agradeço eu por seu comentário.
      Um beeeeeeeeeeeeeijo!
      Paula

      Curtir

  5. Oi Mi,
    Ah.. eu também ficaria com dó de fazer isso com meu violão. Tenho dois, mas um deles já está bem empenado, não tem mais conserto. Mesmo assim, não quero ter que serrar ele .. kkkk Além do mais nem 1/10 dos meus livros caberiam dentro dele .. kkkk Eu gostei da prateleira invisível, mas deve juntar muito pó. kkkk Eu gosto de armários (cristaleiras) usadas como prateleiras. Lá dentro os livros ficam protegidos do pó e bem organizados. kkk Não gosto de ter que ficar limpando eles sempre, então deixo lá, fechadinhos. kkkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    Curtir

    • Oi, Mari! Como você está?
      Dá um aperto se desfazer de um instrumento tão lindo né? Principalmente quando ele já está velhinho. Carrega um valor bem maior. ❤ Para quem fez, acho que seria muito bonito e diferente numa decoração de quarto, por exemplo. Claro que não substitui uma estante, mas umas prateleiras extras as vezes fazem uma diferença enorme. Acho que cada uma das ideias tem seus prós e contras, mas a prateleira invisível é uma graça mesmo *-* Amo cristaleiras! E muitas vezes dá uma preguiça enorme de limpar todos os livros mesmo :/ Mal de leitores. Hahaha.
      Um beijo enorme! E ótimo finzinho de semana.
      Paula

      Curtir

  6. Oi Mirella, tudo bem?
    Adorei suas dicas! Já estou até pensando em implementar algumas delas aqui em casa, já que estou completamente sem espaço para por meus livros!
    Acho que de tudo que você mostrou a única coisa que eu não teria coragem de fazer é esse último! nossa, quanta judiação com os livros! rsrs
    Mas eu amei a dica da prateleira invisível e para quem assim como eu tem um quarto super pequeno é uma dica incrível!
    Sério que você tinha coragem de fazer isso com seu violão? Eu acho que se tivesse um eu não teria…rsrs

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    Curtir

  7. Oi Maiah! Seja bem vinda novamente ❤
    Fico super feliz que tenha aproveitado algumas das dicas. As vezes a gente só precisa de um empurrãozinho para ter mais inspiração e soltar a criatividade! 😀 Minha estante também está apertadíssima, nem sei por onde começar hahaha
    O último realmente não é para quem ama livros! Super exagerado! Hahaha. Meu quartinho também é super pequeno Maiah, e posso afirmar: a prateleira invisível favorece muito ambientes assim. 😉
    Jamais teria coragem de fazer aquilo com meu violão! Foi o que eu disse no post, hehe. Ele é muito significativo pra mim e já é bem surradinho, mas é uma preciosidade da qual não abro mão de forma alguma!
    Um beijo enorme! ❤
    Paula

    Curtir

  8. Oiiii Paula.
    Eu tenho uma estante de ferro pros meus livros, e sobra um espacinho onde coloco alguns objetos fofinhos de decoração e o aquário do meu futuro peixe que ainda não chegou, kkkk. Então, eu não decoro a casa com meus livros porque se começarem a pegar eles, fazer orelha, sujar, eu não vou gosta, e aqui entra muita poeira também. A prateleira invisível é bem legal mas eu não usaria, se marcar ou dar ferrugem no livro? Deus me livre, eu surtava, kkkk. O lance de reutilizar coisas velhas é uma boa ideia, dá uma coisa meio retrô e é bom reutilizar as coisas. O do violão fica lindooo, mas eu não tenho um violão e se tivesse não faria isso com o coitado, kkk. E essa última, é legal ver, mas sem chance que eu faria, kkkk, só pensar em deixar eles suspensos assim, marcando as folhas, não não, com certeza não, kkkk. Eu acho que objetos pequenos e fofinhos ficam lindos, eu tenho uma Torre Eiffel e fica linda demais, alguns laços de fita de cetim do bottons, fica lindo ❤

    Beijos da Jéss ♥.
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com/

    Curtir

    • Heeey, Jéss!
      Acho lindas as tais estantes de ferro *-* Acredita que é bem difícil de se encontrar por aqui? Facinho de encontrar por essas bandas são aquelas de estilo bem rústico, parecida com as de filme antigo! ❤ Acho um encanto também. Ah, Jéss! Que bom que sobra um espacinho. É tão bacana dar essa harmonia à estante, em vez de colocar pilhas e mais pilhas de livro apertados. Além de ficar feio visualmente, eles acumulam tanta poeira.
      Se for pensar por esse ponto de vista, realmente não é um bom negocio deixá-los decorando a casa! Mas se a visita for comportadinha e leitora de preferência, fica tudo certo! ❤ Haha. O bom da prateleira invisível é que se feita com os materiais certos e o máximo de cuidado, acredite: não mancha! 😀 E sim, eu também surtaria com toda certeza!
      A ideia do violão sem dúvidas é um dos últimos casos, e só pra ser feito caso a pessoa tem um novo e outro já surradinho, ou realmente não queira mais usá-lo para nada. É uma saída. :p
      Amo Paris e gostaria muito de ter alguma objeto que representasse a Torre. *-* Só tenho quadros e cadernos. Mas ela mesmo, ainda não. 😦
      Um beijo e muito obrigada pela visita!
      Paula

      Curtir

Deixe um comentário