Entre Bloggers Literários: Metas e Projetos Literários – 2015

Olá leitores!

Imagino que todos tenham visto vários e vários posts sobre metas de leitura se formarem na blogosfera, logo no inicio do ano. É uma época muito bacana para (ao menos tentar) organizar seu foco literário e não deixar os livros mais uma vez empoeirados na estante. Com base nisso,  no grupo Entre Bloggers Literários resolvi dar a ideia de iniciarmos janeiro contando um pouco de quais livros passarão por nossa cabeceira ao longo de 2015 e a quais metas iremos nos dedicar.

eu dragoes do eter 1

Comecei o ano empolgada achando que finalmente poderia ingressar nos tão falados projetos literários, dos quais não participei o ano passado. Infelizmente, deixei várias coleções no “Vou ler” e nenhum dos livros que tinha aqui se encaixava nos desafios propostos. Pesquisei e rodei muito a blogosfera atrás de ao menos um que fosse exatamente o que quero. E não achei.

Eu não sou do tipo que faz leituras forçadas. Se tô com um livro ali é porque quero desfrutar bem de sua história, e que seja algo prazeroso e não “Meu Deus, não dá mais tempo”. Portanto resolvi criar minhas própria lista, com a quantidade de leituras que farei esse ano e as quais darei prioridade a cada mês. Isso não significa que não achei projetos super bacanas na minha busca! E são estes que vou apresentar a vocês, caso alguém ainda esteja com dúvidas e como eu, não achou algo com a sua cara.

linda faixa

I DARE YOU

“O IDY (Google tradutor: atreva-se, ou melhor, eu te desafio) consiste em 12 temas literários, um tema por mês. Estes temas são baseados nas datas comemorativas do ano, por exemplo: no mês do Dia dos Namorados, temos um tema romântico… E assim vai.  Isso não é tudo! Durante o ano terão alguns desafios surpresa, feitos também por datas comemorativas, que só serão anunciados no mês do desafio, e vocês terão 15 dias para ler um livro do estilo pedido. Pensaram que seria tão fácil assim? rs. ” O I Dare You foi o desafio que mais me chamou atenção pela dedicação em cada tema criado. As meninas buscaram trazer a cada data comemorativa um livro em especial. O seu ano ficará muito bem marcado e nenhuma data passará batida sem a devida atenção. 🙂 Para saber mais detalhes sobre o desafio e a forma de se inscrever, clique aqui.

linda faixa

Desafio Literario do Tigre

“Temos 24 temas, o que dá 2 livros por mês. Parece muito? Não, né? Ainda mais por que esse ano no #DLdoTigre você terá dois temas por mês – e é você quem decide quais temas serão seus objetivos mensais. Isso mesmo. No começo do mês, dê uma olhada na lista de leitura, nos livros que você tem ou que deseja ler, escolha dois títulos e encaixe em dois temas da lista! O que pretendo com isso: incentivar a leitura dos livros que temos parados e também te desafiar a ler um livro a mais por mês. Aliás, se a sua estante de “vou ler” não está assim tão grande quanto a minha, você pode encarar o Desafio da seguinte maneira: dos dois temas por mês, escolha um sendo para um livro que você já tem e outro para um livro totalmente novo. Que tal? Agora, vamos aos temas. Que rufem os tambores!” O desafio literário do tigre foi super bem elaborado e bem parecido com o objetivo do 2015 reading challenge. Claro, com um percentual de livros bem menor mas de qualquer forma atraindo o leitor a sair da “zona de conforto” e buscar novas aventuras.  Para saber os temas que já foram decididos pela organizadora, clique aqui.

linda faixa

Maratube Literária

“De uma maneira bem simples e sem entrar em detalhes, a maratona foi originalmente feita nos Estados Unidos e consiste em cumprir com alguns desafios durante o período da MaraTube (um pouco redundante,mas é basicamente isso). Bem, os desafios propostos pela Maria, Larissa e o Luan (anfitriões do projeto) são:

Curioso? Não pare por aí! Basta clicar aqui embaixo para ver o post completo 😀

DESAFIOS DE LEITURA

– Um livro que você tenha há mais de um ano
– Começar e terminar uma série
– Um livro com a cor vermelha na capa
– Um livro que alguém escolheu pra você
– Um livro do gênero que você menos leu em 2014
– Um livro de biografia
– Ler 7 livros

DESAFIOS EM VÍDEO

Dia 1: top 3 de livros lidos por causa do Youtube
Dia 2: Encontre itens de 3 capas
Dia 3: Montar uma playlist para um livro
Dia 4: Escrever uma história usando todas as palavras dos títulos de 3 livros
Dia 5: Batalha de capas
Dia 6: Montar um dreamcast de um livro que não tenha sido adaptado para o cinema e/ou TV
Dia 7: Mostrar onde você leu durante a maratona

linda faixa

Volta ao Mundo em 12 livros

Como participar?

“Basta ler um livro de cada autor indicado na lista. Se você ler um a cada mês, você completa a viagem em 1 ano, o que nós fizemos em 2014. Mas o importante mesmo é aproveitar a viagem, então você pode fazer isso em qualquer período de tempo.
Quais são os países e autores?
1. Austrália – Markus Zusak
2. Japão – Haruki Murakami
3. Rússia – Isaac Asimov
4. Noruega – Jostein Gaarder
5. Escócia – Arthur Conan Doyle
6. Inglaterra – Jane Austen
7. Itália – Umberto Eco
8. França – Júlio Verne
9. Espanha – Carlos Ruiz Zafón
10. Estados Unidos – H. P. Lovecraft
11. Colômbia – Gabriel García Márquez
12. Brasil – Leia um autor brasileiro!
Bônus: Nigéria – Chimamanda Ngozi Adichie
Por fim, para saber um pouco da volta ao mundo em 12 livros, clique aqui.
Conseguiram se interessar por algum desafio? Estão participando de algum? Se sim, qual? Contem para mim o que acham de Metas Literárias para 2015. ❤

6 comentários sobre “Entre Bloggers Literários: Metas e Projetos Literários – 2015

  1. Oláaaa Paulaaaaaaa!! Tudo bem??
    Gostaria de informar que eu sou apaixonada pelo seu cabelo, tão enroladinho ❤ Assim como o meu!
    Adoro essas metas e projetos literários, mas nunca consigo cumprir. Não sou muito de ler por "obrigação", a cada dia tenho um gosto e gênero preferido. Só de pensar em ler terror eu me arrepio toda.
    Eu gostei bastante do "Volta ao mundo em 12 dias", a ideia é muito boa! Estou pensando seriamente em participar, ainda mais por causa dos lugares. Gostaria muito de conhecer cada país *0*
    Beijos :*

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Minha flooooooor! Que saudade. Estou ainda melhor com sua visita.
      Gostaria de informar que eu igualmente já tinha percebido que seus cachos belos são bem parecidos com os meus. Obrigada, sua linda! ❤
      Quanto a Metas/Projetos, também amo ver todos participando, se esforçando e se dedicando. Infelizmente minhas leituras têm muitos altos e baixos e isso dificulta muito minha vida. Hahaha.
      Confesso que eu QUASE entrei em alguns desafios se não fosse por um gênero: terror. Ah, o Terror. Simplesmente não consigo.
      Sem dúvidas um dos mais interessantes daí é Volta ao mundo em 12 dias. Chamou demais minha atenção pelo fato do leitor ter a oportunidade de conhecer vários tipos de Literatura.
      Um beijo enooooooooooooooooooorme! Paula, Poetisa & Literária

      Curtir

  2. Oi lindaaaaa! Saudades de você! Como você está? Como foi o Natal e o ano novo? Espero que tenham sido ótimos!! Eu adoreeeeeei o post. Quem não gosta de começar o ano cheio daquela deliciosa expectativa e planos de organização? Com a leitura fica melhor ainda! Já estou cheia de planos e projetos para o longo do ano. Mas assim como você não consigo ler por obrigação, tem que ser por vontade se não, não rola! E ainda não consigo ler nada erótico ou de terror. Aí meio que complica fazer parte de um desafio… Revirei a internet toda e não achei nenhum que fosse a minha cara. Mas gostei bastante desse desafio do tigre. Vou procurar mais a respeito, quem sabe eu não consigo participar deste né? Parece ser bem legal! Bjokas <3<3 ❤ :*

    Curtido por 1 pessoa

    • Oláaaaa Anya! Também senti muitíssimo a sua falta! Eu estou muito, muito bem. Graças a Deus meu coração está em paz e as datas festivas foram muito boas também. Conte-me sobre você! ❤
      Minha flor, que bom que gostou do post! Realmente, a sensação de cumprir metas e objetivos é boa e eu quero tentar próximo ano. Irei me organizar ao máximo para isso. De qualquer forma: sim, leitura por obrigação não dá. Não dá mesmo. Que bom que você se interessou por ao menos um e espero que você possa ingressar nele – geralmente esses desafios têm certo prazo. :c
      Um beijo enoooooooooooorme!
      Paula

      Curtir

  3. Olá, Paula! ❤
    Adoro ler os temas de Desafios Literários, mas não sei se teria vontade de participar de um. Não sei, minhas escolhas de leitura são muito soltas, tiro da estante o que me dá vontade de ler no momento e, se não é assim, acho que acabo empacando um pouco na leitura. Então não sei, acho que sou mais o tipo de pessoa que acompanha do que participa desses desafios, hehe. Apesar de não estabelecer tópicos e temas, gosto de me desafiar com metas, então, por exemplo, me desafiei a ler 80 livros esse ano, pelo "2015 Reading Challenge" do Goodreads. Tudo bem que enfrentei uma colossal ressaca literária nesse começo de ano, só consegui ler dois livros em janeiro e estou cinco livros atrás do cronograma, mas espero recuperar o passo durante o ano. E mesmo assim, uso mais como uma diretriz do que uma obrigação, para não ficar cansativo também, hehe.
    Ansiosa para ver suas leituras de 2015, fico aguardando suas resenhas :3
    Beijos e até mais!

    Confissões de um Leitor

    Curtido por 1 pessoa

    • Liah, sua linda! Cadê você por aqui? Saudades enormes!
      Amo conhecer desafios e me empolgar com eles (mesmo que não esteja fazendo parte dos mesmos) e principalmente os literários me chamam muita atenção. Bem.. Eu sou metade “solta” metade organizadinha demais Hahahaha. Sempre que estou com um acúmulo grande de Não lidos faço uma sequencia de leitura na cabeça. Mas, só na cabeça mesmo. Raramente sigo o que realmente proponho pra mim. xp
      Liah, e se eu te disser que mal sei mexer no Goodreads? Não, não é pelo fato de ser em inglês. O site é simples em relação a isso, mas minha cabeça simplesmente trava quanto às coisas que quero fazer no site. HAHAHAHA. Não sei explicar de forma alguma.
      Bem.. quanto a sua ressaca literária: preciso fazer um desabafo. Minhas leituras estão correndo de forma muito, muito lenta. Não sei o que houve, não lembro disso ter acontecido de forma tão forte em nenhum outro ano. Porém, sei qual é o motivo: comecei a ler uma das trilogias que mais esperava: Dragões do Éter (Caçadores de Bruxas, está representado na lateral do blog no “Leitura Atual”). E até agora nada mais a dizer além de: está sendo uma decepção quase completa pra mim. Não toquei no livro em Janeiro, não li NADA em Janeiro e me sinto mal por isso. Presa a uma leitura que não estou gostando e mesmo assim ainda tendo esperança de que as coisas podem melhorar nela. 😦 Tenho vários outros pra ler aqui e acho que vou abandonar esta leitura pelo menos por agora. Senão… não irei pra frente. O que me sugere? Espero muito, muito, muito tua resposta.
      Um beijo enoooooooooooooooooooooooooooooorme! ❤
      Paula

      Curtir

Deixe um comentário