Poetisa & Literária: [RESENHA] Se eu Ficar, Gayle Forman

Se-Eu-FicarSe eu Ficar

Autora: Gayle Forman
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
1ª Impressão – 2014
Tradução: Amanda Moura
Estrelas:  ☆  ☆  ☆

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Bem… Por onde começar? Primeiro devo esclarecer que: serei completamente sincera durante toda à minha resenha, como tenho feito com cada livro lido. Se eu Ficar, foi em 2014, um dos livros mais esperados por mim. Logo quando iniciaram os comentários intermináveis sobre a história, a adaptação para o cinema e toda a trama, fiquei empolgadíssima. A sinopse me conquistou e desde o começo eu sempre dizia para mim que era uma abordagem super diferente de todos os outros livros que já li, e valeria a pena cada hora passada com a leitura. Até aí… Só boas impressões. E finalmente, comprei-o!

Logo quando iniciei a leitura da obra, fui tomada por uma familiaridade com a escrita da autora. Ele consegue amarrar os fatos de uma forma bacana. O livro é contado pela própria Mia: nossa protagonista. A garota não esconde seu encanto pelo violoncelo, instrumento que é sempre citado e tendo ênfase no livro. Mia tinha uma boa família, uma melhor amiga incrível e um namorado também musicista – embora seus gostos fossem um tanto quanto… contraditórios – chamado Adam. Adam é guitarrista e vocalista da banda Shooting Star, que conquista mais e mais fãs a cada show que se apresenta: diminuindo gradativamente assim, o tempo passado com Mia. Se Eu Ficar abordou diversos temas para mim: Família, relacionamento, e principalmente: VIDA.

IMG_7401

CONTINUA (…)

Mia tem suas escolhas arrancadas de si após um acidente terrível com o carro em que estava sua família.  A garota não entende o exato momento em que tudo aconteceu. Ela estava bem, todos estavam bem há um segundo atrás… Não é? Ela se vê cercada por bombeiros e uma ambulância que a socorria, fazendo de tudo para ajudar seus pais e seu irmão, Teddy. Mia se faz inúmeras perguntas no espaço de tempo mínimo em que percebe que está fora de seu corpo. Ela assiste à tudo, e não sente nada. E é a partir daí que a história se desenrola…

Os capítulos do livro são intercalados pelo seu estado atual, a Mia que agora se encontra cercada por tubos, fios e enfermeiras, e a Mia do passado, que revive diversas das suas mais importantes lembranças. É com elas que o leitor consegue entender toda a história da menina e se apaixonar pelos personagens secundários que ao menos para mim, foram o que deram um gosto à história. Todos parecem muito reais, e Gayle tem uma narrativa tranquila que te faz imaginar encontrando os personagens na rua e conversando com eles. Infelizmente, eu tenho muitos pontos negativos à respeito da obra. Primeiro, o que me fez ficar: WHAT? é a forma como Mia narra a cena em que vê a si e a sua família estendida no chão após o acidente. Para mim, a escritora não focou em nenhuma emoção da garota. Ela não demonstra tristeza, incredulidade… nada. Ela apenas narra. E isso faz você olhar a história como uma qualquer. Me deparei muitas vezes com esse erro. Eu sei que a Gayle tinha capacidade de me tocar muito mais, pois esta é uma história absurda de tão linda. A falta de emoção na escrita talvez tenha sido o principal motivo que me fez “empacar“.  Isso, porém, não me fez largar a história, pois mesmo me desencorajando em algumas páginas, eu queria saber qual final a autora daria ao livro.

Quanto à Adam: não, eu não me apaixonei por ele. Como eu disse antes… Os personagens secundários para mim, foram o sensacionalismo do livro. Para ser sincera, me sinto estranha por não ter gostado tanto quanto praticamente… todo mundo. Mas me admirei com a Gayle: ela consegue nos trazer à vários assuntos em que não sequer paramos para pensar e valorizar. A garota levanta diversas questões sobre sua vida, sobre sua família e sobre seu relacionamento com Adam, que me deixou em choque, porque ela conseguiu entender o que estou passando e contar isso com palavras e de uma forma que nunca pensei usar. Fora toda a complexidade que passamos junto com à Mia, sofremos e sorrimos com ela. É um livro cheio de muito pesar, dor, reflexões e escolhas que fazemos na vida.

IMG_7396

 

Se eu Ficar é um livro que ficará no meu coração, para me lembrar de todas as escolhas que farei daqui em diante. E sei que para todos que leram, ele trouxe uma lição também:

Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas.

E… vamos confessar: Que capa fantástica é essa?!

Já leu, vai ler? Conta pra mim sua opinião! ❤

26 comentários sobre “Poetisa & Literária: [RESENHA] Se eu Ficar, Gayle Forman

  1. Não considero Se eu ficar um romance, apesar de ter os parâmetros de um. Acredito que o conteúdo filosófico dele sobrepõe a história de Mia. Talvez por isso a maioria das pessoas não sintam um apego de fato à história, ou sintam um pouco de apatia com o final.
    Pessoalmente eu gostei, mas não como um YA. Quero ler o segundo.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    Curtir

    • Oi Carol! Bom tê-la aqui de novo. 🙂
      Bem… Acho que toda essa história de entrar de cabeça no livro achando mesmo que seria um Romance, tem a ver com o que a maioria das pessoas comentam sobre o mesmo. Quem lê só por ler, pensa que encontrará uma paixão avassaladora entre o Adam e a Mia, quando o real sentimento deles em si, é uma das coisas com menos foco na história.
      Minha quase decepção não ocorreu por conta disso. Comecei a ler sabendo o valor do livro e o que seria mesmo abordado ali. Mas não consegui ver absolutamente nada de “tudo” o que falaram. Não me cativou realmente, mas o que me permitiu dizer: Valeu à pena ler, foram as questões que se estendem por trás do livro. Essas sim, valeram a pena serem levantadas na minha vida.
      Um beijo! Bom Fim de Semana. ❤
      Paula

      Curtir

  2. Eu concordo em gênero, número e grau com você. Acho que a história muito mais do que um romance, mostra o valor literal da vida. E isso a Gayle conseguiu fazer bem. A questão toda do livro é a própria Mia, nós realmente não temos acesso a suas emoções, e isso me pareceu um pouco frio, e até cruel. Eu adorei os personagens secundários, principalmente o avó dela e o Teddy. Achei o relacionamento da Mia e do Adam de certa forma imaturo, da parte dela, e a amizade dela com a Kim foi só do que eu gostei, com relação à ela. Mas como digo para TODO MUNDO que conheço, LEIA O PARA ONDE ELA FOI!!! Tudo que falta de emoção em um, tem no outro. Eu só consegui realmente, me apaixonar pelo Adam, na continuação. Porque no Se Eu Ficar, eu só consegui achar ele fofo. E a Mia parece ter – enfim – crescido! Eu gostei muito mais dela, e até me surpreendi, com ela, no Para Onde Ela Foi! Vale muito a pena esse!!! E o filme, você já viu? A adaptação conseguiu me emocionar e me conquistar, de uma forma que o livro não chegou nem perto! Bjos ❤ Sua resenha ficou liiinda!
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    Curtir

    • Olá, Anya! ❤
      Sim, definitivamente peço à todos que conheço e irão ler, não iniciar a leitura baseando-se e buscando apenas romance no livro. Para mim, isso foi uma das coisas menos exploradas por ela, até. Mas como você disse: O valor literal da vida. A medida que Mia se faz as perguntas, nos fazemos também e é incrível a forma como Gayle consegue nos encaixar nisso. De forma sutil, despretensiosa, mas que é o valor central da história.
      Anya, eu fico feliz por compartilharmos desta mesma opinião, porque eu estava me achando indiferente demais à tudo. Hahaha. Exatas palavras: Frio. Acho que ela podia cativar o leitor de mil e uma formas, e em relação à isso, nada conseguiu. 😦 O Teddy será meu personagem preferido até eu ler Para Onde Ela Foi… Tenho certeza disso. ❤
      Infelizmente, as primeiras impressões do livro deixaram marcas em mim, e eu não pretendo comprar a continuação nem tão cedo. Darei sim, uma nova chance à autora, mas primeiro preciso de um tempo até me acostumar com a ideia. Hahaha.
      Se o que falta em um, tem no outro, Para Onde Ela Foi deve ter mesmo todo o toque de emoção que eu procuro ❤ Ainda não vi o filme, mas com certeza hoje mesmo estarei procurando para vê-lo.
      Um beijo enorme flor!
      Paula

      Curtir

  3. Heey, Paula, boa noite! ❤ Como vai? :3
    Ainda não li o livro e não sei se algum dia lerei. Esbarrei com esse livro na página do Confissões alguns meses atrás, quando ainda era a capa antiga, e lembro de ter achado simples, mas bonita. Só um tempo depois de já estarem comentando sobre o livro (com a capa nova) que eu fui relacionar um com o outro e perceber que era a mesma coisa. E… perdi a vontade de ler. Não sei, sou estranha, vai entender, HAISUDAHSUIDHASUIDHAUI. Achei a temática interessante, já vi algumas (muitas) resenhas sobre o livro recentemente, mas a sua foi a primeira que tocou nessa aparente insensibilidade da personagem principal. Sou bem emotiva e, apesar de não estar chorando tanto ultimamente, sempre chego à beira das lágrimas. Então é triste saber que o livro teria o potencial, mas não foi explorado. Se eu estivesse nessa situação que você apresentou, sei que estaria quase em choque, sem conseguir acreditar, e que não analisaria tudo como uma observadora passiva. Então, não sei. Já estava um pouco desanimada, desanimei um pouco mais. Mas, ao mesmo tempo, é bom ver que os personagens secundários são cativantes, eu sempre gosto de prestar atenção aos personagens secundários, então fico feliz por a autora conseguir dar essa qualidade humana a eles 😀
    Beijos e ótima semana!
    Liah Nogueira

    Resenha de "A Garota das Nove Perucas" no ar, não deixe de conferir ❤
    Confissões de um Leitor

    Curtir

    • LIAAAAAAAAAAAAAAAAAH! ❤
      Mil desculpas! Teu comentário foi um dos primeiros e só o vi agora. Por isso a demora na resposta, desculpe-me. ❤
      Juro que a capa original do livro não me chama atenção. Ela é realmente carregada de uma simplicidade explícita, mas no caso.. Simplicidade demais para uma história que deveria ser tão marcante. Acho que deixou um pouco a desejar por mim. E não se preocupe, eu passei pela exata confusão que você passou em relação às capas. Mas me achei,e, enfim! Hahahahaha
      Bem, nem me fale. Só vi resenhas positivas sobre esse livro e achei que eu poderia estar sendo insensível na escolha de minhas palavras para a resenha, e até um pouco precipitada. Mas eu fui super sincera, de verdade. Para mim, como você disse: o potencial que era para ser explorado, não foi. E isso me deixou beeem decepcionada.
      Personagens secundários são tudo de bom! Dão um ar incrível ao livro, te fazendo mergulhar de cabeça não só na história do protagonista e para mim isso é super bacana. O fato de você não estar só conectado a um personagem, torna a história em geral bem mais envolvente e cativante.
      Não é um livro que eu possa dizer: Ai meu Deus, não leia. Eu recomendo-o a apesar de tudo. Inúmeras lições dele eu extraí para minha vida, e por isso, Se eu Ficar está guardado no meu coração.
      Um beijo enorme! Bom fim de semana.
      Paula

      Curtido por 1 pessoa

      • HAISUDHASUIDHSUIDHAIU Tudo bem, Paula, não se preocupe ❤
        Sim, tem aquela simplicidade que te faz quase passar batido pelo livro, mas acho que por isso me interessou. Me lembra as capas dos livros mais antigos, de quando eu era mais nova, e que o trabalho era bem menos artístico e mais "humilde". Amo as capas lindas e bem trabalhadas, mas acabei lembrando de bons livros que li no passado, hehe.
        E a melhor resenha é a sincera, não funciona bem quando a pessoa tenta mascarar, pois fica um pouco artificial e plastificado demais. Mas, mesmo sendo uma crítica negativa, gostei da forma que analisou toda a história e os personagens 😀
        Não sei se lerei, pois realmente já desanimei, mas quem sabe? Talvez um dia a vontade surja :3
        Beijos e bom fim de semana pra ti também!

        Curtir

  4. “Se eu ficar” chamou a minha atenção pela capa. Para mim, a história parecia ser interessante, ou um livro que me tirasse o fôlego. Pelo o que ouvi falar, ele tinha praticamente tudo para ser bom, mas pelo que li agora, nem tão bom assim… Adorei a resenha! Beijos 😘

    Curtir

  5. “Se eu ficar” chamou a minha atenção pela capa. A história também parecia ser interessante. Pelo o que ouvi, o livro tinha de tudo para ser bom, mas depois desta resenha, acho que nem tão bom assim. Adorei a resenha! Espero ler mais delas, pois você escreve muito bem 😄😉
    Beijos 😘

    Curtir

    • Opa, flor! ❤ Bom vê-la aqui.
      A capa desse livro é inegavelmente linda. Eu geralmente não gosto quando mudam a capa original para lançarem outra edição com a do filme. Mas posso dizer que, por mim, a história se tornou bem mais significativa e o livro todo em si mais agradável.
      Suas resenhas são todas incríveis, teu jeitinho de escrever me cativa. 🙂
      Um beijo!
      Paula

      Curtir

    • Oi, Bárbara!
      O livro para mim, em termos de emoções, poderia ser bem mais explorado.
      De qualquer forma, como eu disse, valeu à pena, pois foram muitas as lições que consegui extrair dele.
      Estou bem ansiosa para ler Para Onde Ela Foi! ❤
      O Café com Livros também é um aconchego, obrigada.
      Um beijo!
      Paula

      Curtir

  6. Olá Paula,
    Infelizmente tenho tido esse livro na minha wishlist e até hoje não comprei (ainda estou atolada de livros na espera!), mas devo dizer que sua resenha me deixou mais ansiosa ainda! É ótima realmente a sensação de se sentir confortável com os personagens. Me lembro de tantas as vezes que, mesmo que um/uma protagonista não tenha conseguido me conquistar, os personagens secundários sim, dando como exemplo Simon, de Instrumentos Mortais, com seu jeitinho divertido e sincero, que eu realmente acho que seria um dos personagens que eu mais gostaria de conversar um dia!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Oi, Manu! Tudo bom?
      Sei bem como é uma wishlist lotaaaaada… Dá um aperto não é?! Principalmente quando numa compra só podemos escolher entre 2 ou 3, tendo no mínimo uns 20 na lista de desejo! Hahahahaha
      Que bom que as minhas palavras te cativaram dando-te assim a vontade de ler o livro. Espero ver em breve uma resenha sobre ele no Miss Sorrisos! ❤ Em relação à personagens secundários importantes: eu acho que todas as obras deveriam ter para ser possível a construção de uma boa história. As vezes o autor dá tanta ênfase ao protagonista que cansamos de ficar olhando as coisas apenas pelo ponto de vista do próprio. Nem falo do Simon! Ele é apaixonante, um dos meus personagens preferido da série. É calmo e demonstra um cuidado enorme com todas as pessoas que ele ama.
      Em contradição, não gosto tanto da nossa protagonista Clary. Viu? ;p
      Um beijo, obrigada pela visita.
      Paula

      Curtir

  7. Olá Paula, como está? <3.
    Bom, este livro nossa… está sendo muiiiiiiiiiito falado mesmo rs e infelizmente não tenho muita curiosidade em ler esta obra. Vi várias pessoas falando a mesma coisa: sem emoção nas palavras, fazendo o leitor não se emocionar e isto para mim é fatal em qualquer e todo livro que tenha algo relacionado a vida, tristeza, perca esses tipos. Mas vi o trailer e com certeza irei assistir o filme, vai entender né? kkkkk…
    Enfim, adorei a resenha super sincera e verdadeira. Gostei bastante.
    Beijos e muito sucesso <3.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    Curtir

    • Oi, Iris! Estou ótima e você? ❤
      Se eu Ficar ainda não diminuiu o bombardeio de elogios desde que foi anunciado o filme. Pelo mesmo, tenho uma boa expectativa e espero que não pequem nos pontos que pecaram no livro.
      Jura que ouviu? Eu me senti incrivelmente estranha após fazer a resenha, acredita? Busquei de todas as formas perceber se eu estava sendo precipitada. E cheguei à conclusão que posso sim ter uma opinião distinta de outros leitores, por que não? É isso que faz mesmo uma obra ser boa. A interpretação por estilos de cada um. A falta de emoção para mim também é uma coisa fatal, porque a essência dos personagens é um dos elementos que mais prezo no livro. Mia não demonstrou sua essência, e… Bem: a resenha foi feita. Hahaha
      Muito obrigada, viu? Fico feliz que tenha gostado.
      Um beijo! Ótima semana pra ti.
      Paula

      Curtir

  8. Oláaaaaa, tudo bem?
    Vi muita gente comentando sobre o livro e eu estou muito curiosa para lê-lo. Duas amigas minhas leram e me recomendaram. Não sei porque eu ainda não comprei o meu!!
    Adorei a sua resenha, ela foi bem sincera. Adoro livros que emocionam a gente. Agora fiquei com medo de ler o livro e não achar o que eu espero. Mas só lendo para saber… Então, não posso julgar se eu ainda não li a história hahaha
    Beijosss!!
    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Anaaaa! Finalmente você por aqui, que bom! ❤
      Sim, sim. Se é um livro recomendado para você, mergulhe de cabeça. Quem sabe sua opinião não se torna bem diferente da minha? 😉
      Engraçado aqueles livros que queremos demais: geralmente são os que mais demoramos a ter! Hahaha.
      Ansiosa para sua resenha e opiniões sobre o livro, tuas forma de escrita é super apreciada por mim.
      Um beijo flor! Ótima semana.
      Paula

      Curtir

  9. Oi Mirella
    já li várias resenhas sobre esse livro e muitas focam os aspectos negativos dele
    o que de certa forma me desencorajou um pouco o que pra mim era tão esperado, já não faz mais minha cabeça, não sei se lerei, sei que no momento não desejo fazer a leitura quem sabe eu mude…

    suas palavras já me causaram outra impressão e de repente minhas expectativas voltem…

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    Curtir

    • Oi Marília! Tudo bem?
      É realmente uma pena a história não ter sido tão boa quanto eu esperava. Mas sim, é uma leitura que eu recomendo de todas as formas, ele é forte e me ajudou muito a viver e ver cada aspecto da minha vida de uma forma bem diferente.
      À respeito dele, eu só vi resenhas mega positivas! Espero que ele te agrade quando a leitura for feita. ❤
      Um beijo!
      Paula

      Curtir

  10. Oi Mi,
    Na verdade, você não é uma minoria. kkk Grande parte dos leitores se decepcionou com Se Eu Ficar, mas isso se deve ao fato de a divulgação em torno dele ser tão extensa. O segundo volume é muito melhor e vai complementar tudo o que faltou neste primeiro. Você vai acabar gostando mais dele depois de ler. E quanto ao Adam, ele ganhou meu coração no segundo livro. Se Eu Ficar é um bom livro, mas falta alguma coisa. Recentemente eu li uma resenha que me deu uma outra visão sobre esse livro, que o primeiro é meio chato e decepcionante porque não tem muita emoção porque é contado do ponto de vista de Mia, que é reservada e guarda seus sentimentos pra si. Já o segundo é uma mudança brusca, porque é contado do ponto de vista do Adam, com muita revolta, dor e sentimento *-*

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    Curtir

  11. Oii!
    Adorei sua resenha! Sua escrita é tão gostosa de ler… parabéns, você tem talento!
    Tive uma experiência um pouco diferente com este livro. Confesso que a narrativa não me cativou, eu fiquei esperando o momento em que ela ia acordar e a história iria começar de verdade, sabe?
    Mas claro, não posso negar que a história é linda, e a forma como a autora passou cada sentimento é realmente impressionante!
    Infelizmente esse livro não me prendeu da mesma forma que fez com muita gente, mas também não o considero ruim, longe disso!
    Eu realmente senti falta de mais histórias do amor entre ela e do Adam, pois acho que a autora contou muito sobre como eles começaram a se relacionar, e sobre como o relacionamento em si se tornou distante com a fama da banda dele do Adam, mas não contou muito sobre o sentimento mesmo, sabe?
    De qualquer forma, estou colocando grandes expectativas no Para Onde Ela Foi, vou ler em breve! 🙂

    Beijos!
    http://www.meuqueridolivro.com

    Curtir

  12. Oi Paula! Tudo bem?
    Assim como você, vim dar uma conferida nas suas resenhas!
    Você escreve muito bem e eu adorei ler o seu ponto de vista sobre Se Eu Ficar!
    Eu estava mega curiosa pelo filme, mas acredita que me perdi na data e deixei passar no cinema? Parece ser uma história tocante e muito linda.
    Porém, não foi a primeira vez que li essa crítica à narrativa, relacionada à falta de emoção. Isso deve atrapalhar bastante a conexão emocional, considerando que é um livro com uma história bem triste.
    Vou tentar conferir o filme pra ver se fico curiosa a ponto de ler o livro (já que minha lista de leituras está quase infinita!)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    Curtir

    • Olá Prih! ❤
      Fico verdadeiramente animada com seu comentário, e minha vontade ao ver palavras tão doces é de produzir cada vez mais conteúdo para o Poetisa & Literária.
      Logo vindo de você, suas resenhas são construídas de uma forma muito clara e estruturada.
      Poxa, que pena! Acho que nunca aconteceu comigo. A premissa dessa história é realmente tocante, e acho que não foi só pela propaganda que atraiu leitores. Se eu Ficar tinha tudo para ser uma livro realmente especial, e eu esperava que me cativasse ao menos o mínimo. Infelizmente isso não aconteceu, pois eu estava com planos de dar mais chances à autora. Acho que isso não vai acontecer agora. :/
      Confere mesmo! Espero que você se encante pela Adaptação. ❤
      Um beijo enorme e muito obrigada pela visita!
      Paula

      Curtir

  13. Pingback: Poetisa & Literária: [TAG] Natal em Livros! | Paula Mirella, Poetisa & Literária

Deixe um comentário